Home Arquivo Exposição Fotográfica Expedição Natureza

Exposição Fotográfica Expedição Natureza

0 185

Evento: Exposição Fotográfica Expedição Natureza
Data: 25/06 a 13/07
Atração: As 44 imagens que registram o olhar do fotógrafo Zé Paiva sobre a natureza do Tocantins permanecerão expostas no Núcleo de Leitura (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, até 13 de julho.
Horário: 08:00
Informações: 2111-2405
Local: Galeria Municipal de Artes do Nila
Endereço: Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Pela organização:

O que: Exposição fotográfica: Expedição Natureza – Tocantins44 fotografias em tamanhos que variam de 15x20cm até 66x100cm. Todas as fotografias estarão à venda por preços populares.

Quando: de 22/junho até 13/julho

Local: Galeria Municipal de Artes do NilA  Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

O livro Expedição Natureza Tocantins pelo preço promocional de R$ 50,00 na Loja da FCP, no Capim Dourado Shopping.

 

Após seis anos do seu lançamento no Palácio Araguaia, Palmas recebe novamente a exposição fotográfica: Expedição Natureza – Tocantins, do fotógrafo Zé Paiva, que desta vez apresenta suas imagens na Galeria de Artes do Núcleo de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A abertura acontece na quinta-feira, 21, às 19 horas, e a exposição permanecerá até 13 de julho. O fotógrafo Zé Paiva, foi um dos selecionados no Edital de uso da Galeria, realizado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Zé Paiva explica que a exposição e o livro, Expedição Natureza – Tocantins, foram produzidos entre os anos de 2010 e 2011 e lançados em 2012. Desde então, percorreu diversas cidades do País e encerrará o ciclo em Palmas, quando as imagens expostas também estarão à venda. “Eu expus esse trabalho quando lancei o livro em 2012, e circulou por vários lugares. Agora eu voltei para cá porque é o encerramento do projeto, e como fui selecionado para expor nessa galeria, é uma boa forma de encerrar. Como se eu estivesse devolvendo as imagens”, contou Zé Paiva.

 

A Exposição

Zé Paiva passou 62 dias descobrindo o Tocantins com sua câmera fotográfica e registrou maravilhas até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros. Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 44 fizessem parte da exposição e 156 do livro.

Dentre as fotos selecionadas, duas delas foram finalistas do maior concurso de fotografia de natureza do mundo, o Wildlife photographer of the year, promovido pelo Natural History Museum de Londres. Além disso, o fotógrafo teve um painel com fotos do livro expostas no Planetário do Rio de Janeiro em exposição coletiva intitulada “O mundo em nossas mãos”, do Instituto Humanitare, como parte da programação da conferência Rio +20.

De acordo com Zé Paiva “Esse projeto transformou-se em um ensaio maravilhoso sobre pessoas e simplicidade, sobre um paraíso ainda preservado que se mostra por meio de dunas, veredas, campos, fauna e flora. Um ensaio sobre um estado chamado Tocantins”, relata.

“Eu já havia feito um livro sobre Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e eu achei interessante fazer um trabalho sobre o Tocantins, primeiro porque me apaixonei pela natureza daqui, segundo porque é uma natureza muito diferente do Sul, eu queria mostrar um outro lado do Brasil, um outro bioma, o cerrado. O Tocantins tem essa particularidade de ser bem diferente do que eu já havia registrado, e também de ser um Estado muito novo, o mais novo da união, e não tinha um livro que abordasse toda a natureza. Tudo isso junto me motivou a fazer o livro e a exposição”, explica Zé Paiva.

 

Serviço

 

Exposição fotográfica: Expedição Natureza – Tocantins:

44 fotografias em tamanhos que variam de 15x20cm até 66x100cm. Todas as fotografias estarão à venda por preços populares.

Abertura: Quinta feira, 21, às 19 horas

Exibição: de 22/junho até 13/julho

Local: Galeria Municipal de Artes do NilA ‐ Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

No dia da abertura também estará à venda o livro Expedição Natureza Tocantins pelo preço promocional de R$ 50,00.

(Contatos: 48 99133-9660 | ze@vistaimagens.com.br | (Zé Paiva) www.zepaiva.com @zepaivaphoto)

Zé Paiva

José Luiz Martins (Zé) Paiva trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e Norte da África, em 1983.  Iniciou no fotojornalismo na sucursal do jornal “O Globo”. Mudou-se, então, para Florianópolis, onde, desde 1984, dirige sua empresa. Aprimorou seus estudos em 1993 no International Center of Photography, em Nova Iorque.  Ensinou fotografia na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, na FURB -Fundação Universidade Regional de Blumenau e na ESPM -Escola Superior de Propaganda e Marketing. É pós-graduado em Fotografia pela UNIVALI.

Realizou exposições nas principais cidades do Brasil e recebeu diversos prêmios, entre eles o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, em 2002, e menções honrosas no International Photo Awards,em Nova Iorque, em 2005, 2006 e 2012, e no Prix de la Photographie, em Paris, em 2007. Em 2009 foi selecionado para a coleção Pirelli MASP de fotografia. Em 2010 foi finalista do Prêmio Conrado Wessel, na categoria ensaio fotográfico. Neste ano, venceu o prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da FUNARTE.

Teve fotos publicadas em dezenas de livros, revistas e calendários.  Em 2004, lançou o livro Santa Catarina – Cores e Sentimentos, pela Editora Escrituras. Concebeu e coordenou o projeto Expedição Natureza Santa Catarina, que resultou no livro lançado em 2005 pela editora Letras Contemporâneas.  Em 2008, lançou o segundo livro do mesmo projeto,  Expedição Natureza Gaúcha,  em  parceria  com  a  Editora  Metalivros.  Atualmente, administra a Vista Imagens e ministra oficinas de fotografia de natureza.

Ver Poster
Clicar na Imagem


Todas as informações acima foram enviadas pelo organizador/artista/assessoria via cadastro na Agenda do Partiuuu ou extraídas das redes sociais/release da divulgação! Cadastre o seu evento também! http://partiuuu.com/agenda

Sem comentários

Deixe seu comentário